Breve panorama sobre o cumprimento da Lei 10.639 em Maceió/AL
Resumo
O artigo traça um breve panorama sobre o cumprimento da Lei 10.639 de 2003 que prevê a inserção de conteúdos sobre a história e a cultura afro-brasileira e africana na escola. Fruto de um projeto de extensão, realizado entre 2010 e 2011, o trabalho apresenta o resultado da aplicação de formulários e entrevistas realizadas nas 20 melhores escolas, públicas e privadas, listadas pelo MEC, segundo o ENEM de 2009. Compara os dados com alguns dos estudos feitos anteriormente tanto sobre a avaliação de implementação da lei quanto os que apontavam as ações de integração e formação, por parte do Estado. A análise revelou a ainda não efetivação, em sua totalidade, da inserção dos conteúdos previstos na Lei e os motivos elencados pelos professores e coordenadores pedagógicos. Identifica que as razões de não cumprimento não se relacionam totalmente a má formação ou falta de formação, mas a uma discriminação ainda velada que negativa os aspectos da cultura e história afro-brasileira e africana.
Palavras-chave
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PDF (Português)ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)
ISSN 2178-437X (eletrônico)
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