O continente Africano e a formação da consciência social no Brasil

Lis Rejane Lopes Dutra Dias, Amauri Mendes Pereira

Resumo


Não é comum encontrar um livro brasileiro sobre algum país do Continente Africano. Conhecemos sobre o apartheid, porém temos poucas notícias fieis sobre África. O mais comum são informações romantizadas, sem contexto e até omitidas. Porém, o que perdemos ao não pensar e divulgar ideias e informações de África? Muitos dos ideais não foram calados pela violência sofrida ao longo de séculos, como o tráfico, a dominação, as guerras! Ocorreu uma forte luta de resistência contra a exploração, opressão e menosprezo! No Brasil, por exemplo, temos as Leis 10639/03 e 11645/08, porém suas reais implementações ainda exigem muito esforço, amplitude, densidade e estudo. Quais são as figuras históricas que os estudantes vislumbram nos bancos escolares? Qual parte do mundo é estudada em livros de história? É preciso trazer heróis negros da luta pela libertação dos países africanos, é preciso que nossos jovens possam se reconhecer em fatos históricos importantes e, principalmente, possam valorizar tais figuras e se valorizar conjuntamente. É deixando de ser hospedeiro de uma cultura racista que nos tornamos antirracistas!

Palavras-chave


Continente Africano; Consciência Social; Lutas de Libertação; Autoimagem da População Negra; Autorreconhecimento e Valorização

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400