RAÇA E IDENTIDADE NOS ESTUDOS DE RECEPÇÃO EM COMUNICAÇÃO

Lourdes Ana Pereira Silva

Resumo


 

O presente artigo tem por objetivo analisar pesquisas de recepção com recorte étnico-racial que problematizam questões pertinentes à identidade, tendo como materiais de análise as teses e dissertações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Comunicação no período de 2010 a 2015. O referencial teórico para dialogar com os referidos trabalhos prioriza o pensamento de Stuart Hall. O corpus é oriundo dos dados empíricos da pesquisa “Meios e Audiências III: reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil”. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pela análise bibliométrica. Entre os resultados, destaca-se o fato de a análise corroborar que a identidade racial é uma construção social, que a mídia é um dos principais campos de ação na produção e transformação das representações identitárias étnico-racial.

 

 


Palavras-chave


Palavras-chave: étnico-racial, identidade, recepção, mídia.

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400