RAÇA E IDENTIDADE NOS ESTUDOS DE RECEPÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar pesquisas de recepção com recorte étnico-racial que problematizam questões pertinentes à identidade, tendo como materiais de análise as teses e dissertações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Comunicação no período de 2010 a 2015. O referencial teórico para dialogar com os referidos trabalhos prioriza o pensamento de Stuart Hall. O corpus é oriundo dos dados empíricos da pesquisa “Meios e Audiências III: reconfigurações dos estudos de recepção e consumo midiático no Brasil”. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pela análise bibliométrica. Entre os resultados, destaca-se o fato de a análise corroborar que a identidade racial é uma construção social, que a mídia é um dos principais campos de ação na produção e transformação das representações identitárias étnico-racial.
Palavras-chave
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PDFISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)
ISSN 2178-437X (eletrônico)
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