SEXUALIDADE E RELIGIÃO EM TENSÃO EM “THE FOUNDATIONS OF THE EARTH”: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA HETERODISCURSIVIDADE CONSTITUTIVA

Orison Marden Bandeira de Melo Jr, Uiara do Nascimento Nunes

Resumo


Este artigo tem como objetivo desvelar e analisar, no conto “The Foundations of the Earth” do autor afro-americano Randall Kenan, a heterodiscursividade em torno da tensão entre sexualidade e religião. Com base no dialogismo do Círculo e em estudos que pautam essa tensão, percebemos que o conto se torna uma arena para múltiplos discursos sociais que se relacionam dialogicamente com o discurso autoritário da heteronormatividade. Ainda, encontramos, em Maggie, a protagonista do conto, o processo ininterrupto de formação ideológica por meio da desestabilização de discursos hegemônicos e em Gabriel, o companheiro do neto de Maggie, o outro discursivo que se tornou, nessa relação alteritária, o agente propulsor da desestabilização em direção ao respeito à diversidade.


Palavras-chave


Heterodiscursividade; (Homo)sexualidade; Religião; Dialogismo; “The Foundations of the Earth”

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400