Quilombo Ivaporunduva: as relações estabelecidas com o território e os significados atribuidos ao trabalho que gera renda

Márcia Cristina Américo

Resumo


O presente artigo pretende apontar os resultados parciais da pesquisa em andamento do curso do mestrado em educação, sobre as relações existentes entre: educação, trabalho e renda para o desenvolvimento humano, focando a realidade de uma comunidade negra Quilombo Ivaporunduva - localizada na região do Vale do Ribeira, município de Eldorado, no estado de São Paulo. A população quilombola está inserida num contexto rural, nas condições de subdesenvolvimento, no que diz respeito ao acesso/ou dificuldade de acesso aos bens culturais e materiais. Com uma história de vida constituída pela/na escravidão, têm vivenciado os entraves políticos atrelados aos seus direitos fundamentados na Constituição Federal, os artigos 215, 216 e 68, que os garante a posse das terras, porém, têm enfrentado o problema da expropriação de terras para dar lugar às barragens. A presença e participação na comunidade aproximam minha pesquisa de um trabalho antropológico, de cunho etnográfico e bibliográfico, as observações e entrevistas a membros de comunidades quilombolas, devem possibilitar a análise da significação e resignificação dos fatos históricos que constituíram a comunidade, com o objetivo de compreender as condições e transformações socioeconômicas que ocorreram e ocorrem. Buscamos compreender os mecanismos que interferem no desenvolvimento social, político e econômico e as tentativas/caminhos de superação percorridos, nas condições concretas de vida social da população. Tais caminhos constituem movimentos sociais e desenvolvem ações políticas relacionadas às perspectivas de garantir a formação das comunidades, para a efetivação de uma educação emancipatória e libertária contra o processo de construção do modo capitalista de produção.

Palavras-chave


Educação; Trabalho e Renda; Quilombo Ivaporunduva

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400