FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO RELIGIOSO – PERFIL E ITINERÁRIOS INTELECTUAIS DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE LA SALLE: UM ESTUDO DE CASO

Samuel Sampaio Castro

Resumo


Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista.


Palavras-chave


Formação docente. Ensino Religioso. Rede La Salle.

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400