Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços-tempos

Leonardo Eggres, Roberta Melo, André Lucas Guimarães, Carla Meinerz

Resumo


História do brinquedo e das brincadeiras é uma oficina educativa desenvolvida no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em ações do subprojeto História do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta oficina, voltada para crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, possui como eixo temático o ensino de História, a educação para a diversidade e as brincadeiras em distintas culturas ao longo dos tempos. O presente artigo reflete sobre as possibilidades dos jogos e brincadeiras para tratar das histórias e culturas indígenas e africanas, reconhecendo o potencial presente na apropriação do lúdico em experimentações pedagógicas de construção do conhecimento histórico na escola. São utilizados autores que tratam do brinquedo e da brincadeira em diferentes campos do saber, entre eles, Johan Huizinga (1993) e Tânia Ramos Fortuna (2004); assim como a publicação organizada por Giacomoni e Pereira sobre Jogos e Ensino de História (2013).

 


Palavras-chave


Ensino de História; brinquedos; jogos e brincadeiras; PIBID.

Texto completo:

PDF (Português)


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400