A Leitura do Ensino Religioso na Cultura Afro-Brasileira e Cultura Indígena

Lidia Kadlubitski, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Resumo


O presente artigo objetiva elucidar o projeto "História Contemporânea do Ensino Religioso" do Grupo de Pesquisa Educação e Religião. Com vistas a compreender a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Religioso, no contexto brasileiro, em nossos dias, o qual a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 tem por base a diversidade cultural e religiosa do país. Para tanto, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método histórico e fundamentou-se na análise bibliografica, subsidiada  por leis educacionais, livros e revistas. Ao discorrer a história recente desta área de conhecimento, revela que o Ensino Religioso destaca-se como um dos primeiros componentes currículares, no cenário brasileiro, a assumir a leitura do fenômeno religioso das Tradições Religiosas afro-brasileiras e indígenas E assim colabora para formar cidadãos multiculturalistas, fomenta o diálogo inter-religioso e favorece a ressignificação e a inclusão dessas etnias que historicamente têm trazido valiosas contribuições á cultura de nosso país.

Palavras-chave


Ensino Religioso; Produção Científica; Eventos; História do Ensino Religioso; Educação

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400