Violências e relações étnico-raciais: o que a educação tem a ver com isso?

Elaine Teresinha de Souza Vieira

Resumo


Este artigo tem a intenção de promover reflexões sobre como a escola pode se tornar um ambiente de convivência e de exercício das relações étnico-raciais e sociais, onde as crianças e jovens negros constroem suas identidades através do reconhecimento e valorização de suas ancestralidades. Pretende, também, através da Lei 10.639/03, promover a discussão sobre a inclusão, nos currículos escolares, da história e da cultura da África, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira na formação da sociedade e suas contribuições. Aborda uma perspectiva de reconhecimento pelos professores da importância de proporcionar aos alunos que vejam suas histórias contadas e retratadas de forma positiva, diminuindo, assim, as violências geradas por décadas em torno do ser negro na sociedade.

Palavras-chave


Relações Étnico-Raciais; Violência: Educação

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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