Dignidade humana e bioética: reflexões sobre os dilemas éticos no início e no fim da vida a partir da perspectiva da ética evangélica

Rainer Anselm

Resumo


Este trabalho começa com a suposição de que a dignidade humana deve ser entendida como um termo que as pessoas atribuem uma para a outra. Tal conceito não corresponde somente à nossa vivência diária: Dignidade não é algo que temos, mas algo que devemos um/a ao/à outro/a. Este conceito também está em acordo com a discussão contemporânea sobre a filosofia dos direitos na Alemanha. E, além disso, ele está em concordância bastante próxima aos elementos centrais dos ensinamentos da Reforma. A antropologia da Reforma fundamenta-se em um conceito relacional, como também a doutrina da graça de Deus e a justificação do pecador. No segundo momento, o trabalho analisa essa interpretação de dignidade humana em relação às consequências para as perguntas éticas no começo e no final da vida humana. O resultado, como conclusão no terceiro passo, é duplo: Dignidade humana está em acordo com uma forte proteção à vida humana, mas também, em certos casos, é compatível com a aprovação do aborto, da pesquisa de células-tronco e eutanásia. Disso resulta uma vantagem adicional: o conceito esboçado de dignidade humana não é somente uma categoria normativa, mas pode oferecer ajuda na areia movediça das decisões concretas.


Palavras-chave


Ética; Bioética; Dignidade humana; Vida; Morte

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v49i2.90

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400