Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Estudos Teológicos é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST publicada nos formatos impresso (0101-3130) e eletrônico (2237-6461). A revista publica textos inéditos e revistos em português, espanhol, alemão e inglês de pesquisadores/as nacionais e estrangeiros/as na área de Teologia ou Ciências da Religião, eventualmente em interface com outras áreas do saber no âmbito das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, atuando como um canal de socialização do conhecimento teológico e de pesquisas que apresentem temas relevantes à teologia e à religião.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A submissão de textos para serem avaliados e possivelmente publicados é livre e gratuita, sem qualquer cobrança ou custo à pessoa autora, mediante cadastro de login e senha e responde a critérios formais de publicação (atenção às normas técnicas, ortográficas, titulação da pessoa autora).

Missão: Divulgar o conhecimento teológico. Apresentar resultados de pesquisas inovadoras na área da Teologia, Ciências da Religião e de áreas afins que abordem temas relevantes ao pensamento teológico para o contexto brasileiro. Ser um registro público e histórico do conhecimento teológico contemporâneo. Propagar o conhecimento teológico produzido pelas academias de Teologia.

Qualis  A2 (segundo base de dados 2013-2016)

 

Políticas de Seção

Dossiê

Publica textos que contemplem a temática proposta pelo Conselho Editorial para cada edição. Os temas e os respectivos prazos de submissão de artigos estão previamente anunciados na página de notícias da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Teologia e Interdisciplinaridade

Publica artigos com temas teológicos e/ou com interface com outras áreas do conhecimento das ciências humanas ou ciências sociais aplicadas (Ex: teologia da libertação, história da igreja, teologia e política, liturgia e culto, hermenêutica de textos sagrados, a Reforma protestante, etc.).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ciências da Religião e Interdisciplinaridade

Publica artigos que focam temas das Ciências da Religião ou temas que abordam o diferentes leituras do fenômeno religioso sob a perspectiva das ciências humanas ou ciências sociais aplicadas (Ex.: Ensino Religioso; a concepção weberiana de religião; mito; rito; religiosidade e política; estudos de caso de fenômenos religiosos na perspectiva da antropologia, sociologia, etc.).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Publica resumos e resenhas de livros na área da teologia e da ciências da religião ou ainda que apresentem temáticas afins com ambas as áreas do conhecimento (ex: fenômeno religioso, mito, rito, liturgia, estudos sobre correntes religiosas, etc.).

As resenhas deverão até 4 páginas (máximo) dentro das configurações gerais definidas para artigos (layout de página e espacejamento). Além disso, as resenhas deverão apresentar um título próprio e, duas linhas abaixo, os dados da referência resenhada:

Ex:

 

O pensamento de Rubem Alves acerca da Religião

Rubem Alves' thought on Religion

[Autoria]

 

Resenha de: ALVES, Rubem. O Suspiro dos Oprimidos. 5. ed. São Paulo: Paulus, 2003. 180p. 

 

[Texto cursivo, sem divisão por tópicos]

 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Correspondência

Principalmente reações (debate e replicas) de artigos publicados nos Estudos Teológicos, mas também outras comunicações incluídas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nominatas de pessoas avaliadoras

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos são submetidos ao exame simultâneo de duas pessoas avaliadoras, integrantes do Conselho Científico ad hoc do periódico pelo sistema de avaliação cega (Double Blind Review). Nem as pessoas autoras nem avaliadoras terão seus nomes divulgados durante a avaliação. As pessoas avaliadoras possuem um prazo de até quatro semanas para emitirem um parecer favorável, desfavorável ou favorável sob condições de revisão. Uma terceira pessoa avaliadora pode ser consultada, caso haja divergência de opinião nos pareceres. Esta terceira pessoa avaliadora terá igualmente um prazo de até quatro semanas para emitir seu parecer.

 

Periodicidade

Estudos Teológicos é uma publicação semestral (Junho/Julho e Dezembro/Janeiro) nos formatos impresso e eletrônico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Declaração sobre ética

A Revista Estudos Teológicos entende que a liberdade e o amplo debate acadêmico, assim como a conduta ética na pesquisa, são princípios fundamentais para manter a qualidade da publicação científica. Dessa forma, no intento de evitar más condutas acadêmicas e prezar por altos padrões éticos na publicação, a revista adota as normas do “Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq” e os “Padrões Internacionais Para Editores”.

Por considerar fundamental a preocupação com procedimentos idôneos e objetivos de avaliação, a revista adota o sistema de avaliação cega por pares (Double Blind Review), como se pode ler no item “processo de avaliação pelos pares”, e faz a verificação da originalidade e do ineditismo dos textos submetidos, assim como a prevenção de plágio e de autoplágio, por meio do uso de softwares especializados.

Os princípios éticos da Revista Estudos Teológicos perpassam todo o processo editorial e podem ser verificados nos textos que norteiam a submissão e avaliação de trabalhos, como se pode ler nos itens abaixo:

Quando ocorrer a identificação de plágio, autoplágio, falsificação de resultados ou qualquer informação fraudulenta após a publicação, a revista pode retirar o artigo dos seus registros ou, em casos menos graves que não invalidam o valor científico da obra, corrigir o artigo publicando uma errata. Nesse último caso, a revista segue as instruções do SciELO acerca da publicação de errata.

 

Nominatas de pessoas avaliadoras

Lista das pessoas participantes do conselho científico – pessoas avaliadoras dos textos – ad hoc.