A fala fragmentada de um corpo em fragmentos : relato e reflexão pedagógico-psicanalítica a partir da experiência na Oficina do Pão

Lodi Uptmoor Pauly

Resumo


É uma avaliação do projeto social “Oficina do Pão”, desenvolvido com adolescentes empobrecidos no âmbito da Paróquia São Marcos da Comunidade Evangélica de Porto Alegre. Em seu artigo a autora parte das experiências vividas, dando a palavra às pessoas envolvidas. Para sistematizar essa ação social, entendida como exercício de reconquista da cidadania e de busca por uma psicologia e pastoral condizentes com a condição de abandono, são utilizados os instrumentos teóricos da “tradição psicanalítica” e do pensamento teológico de Lutero.

Palavras-chave


Pastoral com adolescentes; Psicologia pastoral; Ação social

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v36i2.823

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400