O significado da fórmula "por causa de Cristo". Uma abordagem sobre a experiência da justificação a partir da Confissão de Augsburgo-IV

Euler Renato Westphal

Resumo


A Igreja, ao longo dos séculos, correu o risco de colocar temas derivados da cristologia no lugar da pessoa de Jesus Cristo e não reconhecer devidamente o que é central e o que não é. A intenção deste estudo é mostrar que a CA aponta para o que é central para a vida da Igreja, que o consolo e a radicalidade da graça pressupõem a doutrina das duas Naturezas de Cristo. A fórmula “por causa de Cristo” aponta para a experiência da justificação, pois na morte vicária do Deus-Filho fomos aceitos de forma incondicional. Nesse contexto, a Igreja cristã tem uma tarefa ímpar, que é a proclamação do amor de Deus, que se fez gente e que amou incondicionalmente homens e mulheres, fracos e fortes, cristãos e pagãos, desde que o “por causa de Cristo” seja recebido por meio da fé.

Palavras-chave


Justificação; Igreja Luterana; Doutrina; Confissão de Augsburgo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v43i1.583

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400