A compreensão de mitos e a expressão da identidade docente

Manfredo Carlos Wachs

Resumo


O presente artigo reflete sobre a significação e ressignificação da identidade docente através de uma interpretação interdisciplinar dos mitos de Narciso e de Eco. O estudo interdisciplinar procura integrar o campo da filosofia com a apropriação da teoria narrativa de Paul Ricoeur, da pedagogia simbólica de Carlos Amadeu Byington, da concepção de self e individuação de Carl Gustav Jung. O texto aponta para a dinamicidade e o movimento permanente para a construção da identidade pessoal e docente. O texto culmina com uma reflexão sobre um “olhar pedagógico dos mitos de Narciso e de Eco” e destaca ainda a necessidade de estabelecer um equilíbrio dialético entre narcisar e ecoar.


Palavras-chave


Docência; Identidade; Professor

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v46i2.480

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400