PENSAR DEUS “HOJE” À LUZ DA HERMENÊUTICA NIILISTA

Paulo Sérgio Lopes Gonçalves

Resumo


Objetiva-se, neste artigo, analisar como é possível pensar Deus “hoje” à luz da hermenêutica niilista, elaborada por Gianni Vattimo. Esse objetivo é justifi cado pelo fato do pensador italiano conjugar a sentença nietzscheniana da “morte de Deus” e do projeto heideggeriano de “superação da metafísica” para pensar o ser mediante uma hermenêutica niilista. Resultou que esse pensador desenvolveu uma vasta obra, em que a conceitua após- -modernidade e se põe a pensar a religião, especifi camente a cristã, articulando a kenosis do Verbo com a caridade. Desse modo, Deus não é tratado por meio da confi guração metafísica, concebida pelo autor como objetivista e violenta, mas por uma hermenêutica que traz à tona a historicidade radical do ser humano e do mundo, que se constituem em espaços para pensar Deus “hoje” mediante a concentração na encarnação do Verbo de Deus e a prática da caridade. Para atingir esse objetivo, serão priorizadas as obras Della Realtà (2012) e Essere e dintorni (2018), que são trabalhos recentes e que apresentam os desdobramentos oriundos de Credere di Credere (1998) e Dopo la cristianità (2002), para estruturar filosófica e teologicamente o artigo em três momentos. O primeiro apresentará a conjugação hermenêutico-niilista que Vattimo realiza entre a sentença nietzscheniana da “morte de Deus” e o projeto heideggeriano de “superação da metafísica”. Em seguida, desenvolver-se-á a relação entre a kenosis do Verbo e a caridade como consequência da supracitada conjugação e desdobramentos para pensar Deus “hoje”, em época de pandemia que gera a “morte antes do tempo”, principalmente no que se refere à relação de Deus com o mal e a possibilidade de pensar Deus a partir dos fracos desta terra. Espera-se que este artigo contribua tanto com a teologia quanto com as ciências da religião no âmbito de pensar Deus em época pós-moderna, em que se vive uma pandemia que assombra, mas que não vence a esperança que se situa na experiência de um Deus que se enfraquece para compadecer e solidarizar-se com os fracos da história.


Palavras-chave


Deus “hoje”, hermenêutica niilista, caritas, kenosis do Verbo

Texto completo:

PDF

Referências


HEIDEGGER, Martin. Já só um Deus nos pode ainda salvar, in Filosofia, Lisboa, v. III, p. 109-135, 1989.

HEIDEGGER, Martin. Ontologie. Hermeneutik der Faktizität. Gesamtausgabe 63. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1982.

HEIDEGGER, Martin. Phömenologie des religiösen Lebens. Frankfurt am Mainz: Vittorio Klostermann, 1995.

HEIDEGGER, Martin. Sein und Zeit. Gesamtausgabe 2. Frankfurt Am Main: Vittorio Klostermann, 1977.

JONAS, Hans. O conceito de Deus após Auschwitz. Uma voz Judia. São Paulo: Paulus, 2016.

METZ, Johann Baptist. Memoria Passionis. Una evocación provocadora en una sociedade pluralista. Santander: Sal terrae, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Gaia a Scienza. In: DESIDERIA, Fabrizio (org.). Nietzsche. Opere 1882/1895. Roma: Newton, 1993.

PAREYSON, Luigi. Onotologia dela libertà. Turim: Einaudi, 1995.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Petrópolis: Vozes, 2016.

VATTIMO, Gianni. Credere di credere. È possibile essere cristiani nonostante la Chiesa? Milano: Garzanti Elefanti, 1998.

VATTIMO, Gianni. Da Realidade. Finalidades da filosofia. Petrópolis: Vozes, 2019.

VATTIMO, Gianni. Essere e dintorni. Milano: La nave di Teseo editore, 2018.

VATTIMO, Gianni. O Fim da Modernidade. Niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins fontes, 2002.

VATTIMO, Gianni; GIRARD, René. Cristianismo e relativismo. Verdade ou fé frágil? Aparecida: Santuário, 2010.

VATTIMO, Gianni; PATERLINI, Piergiorgio. Non essere Dio. Un’autobiografia a quatro mani. Reggio Emilia: Aliberti Editore, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v60i2.4085

Direitos autorais 2020 Paulo Sérgio Lopes Gonçalves

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400