Por uma espiritualidade libertadora de corpos doentes com AIDS e HIV: uma abordagem a partir das experiências de vida de Yulixa e Miriã em Nm 12

Maricel Mena López, Fidel Mauricio Ramírez

Resumo


Este artigo aborda a questão da violência de gênero e HIV/AIDS a partir do fenômeno migratório conhecido como “desplazamiento” no contexto do confl ito armado colombiano. A partir de uma história de vida, analisa o impacto do preconceito, do estigma, da exclusão, do sexismo e do tabu associados ao vírus HIV e à doença de AIDS na sociedade e no discurso religioso. Apoia-se no texto bíblico de Nm 12.1-16 com o fi m de encontrar uma fundamentação bíblica que lance luzes na busca de uma espiritualidade libertadora dos corpos doentes.

Palavras-chave


HIV/AIDS; Religião; Estigma e discriminação; Sexismo e tabu

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v52i2.328

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400