Dissertações e teses: exercício para uma identidade da pesquisa sobre o Ensino Religioso

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Cláudia Regina Kluck

Resumo


É por meio da pesquisa que ocorre com método e fontes confiáveis que um objeto pode ser dimensionado efetivamente, de tal forma que pesquisadores em diferentes regiões passam a ter condições de discutir os resultados desses trabalhos. Especificamente, no caso do Ensino Religioso, a pesquisa acadêmica, por meio de dissertações e teses, no cenário brasileiro é recente, um percurso aproximado de quarenta anos em campos como Educação, Ciência da Religião, Teologia, Direito, Antropologia e Sociologia. Buscando estabelecer como se deu a construção desse percurso é que o Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER) estabeleceu um programa denominado Concepções e Recursos do Ensino Religioso, com o projeto Concepções e Produção Científi ca do Ensino Religioso, cujo objetivo é analisar o contínuo processo de construção da identidade do Ensino Religioso como componente curricular a partir da produção científica sobre esse tema. Este artigo é resultado de tal projeto, visando estabelecer a compreensão das escolhas metodológicas realizadas para favorecer a identificação dos trabalhos sobre o objeto. Organizado em três núcleos, os pressupostos da pesquisa, o contexto e, especificamente, as dissertações e teses sobre Ensino Religioso, objetiva-se estabelecer um percurso para compreender o perfil pelo viés metodológico, ainda que seja ausente ou lacunar a sua verificação, conforme constatado pelos autores.


Palavras-chave


Educação; Ensino Religioso; Pesquisa

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3179

Direitos autorais 2018 Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Cláudia Regina Kluck

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400