O encontro com o poder salvífico de Deus na pessoa de Jesus: aproximações hermenêuticas sobre o duplo relato de curas em Marcos

João Luiz Correia Júnior

Resumo


O mercado religioso, em virtude da forte demanda por curas imediatas, por meio de milagres, continua em franco desenvolvimento. Mas uma pergunta se faz necessária:será que o sagrado oferecido é realmente capaz de libertar as pessoas de seus males físicos, mentais e espirituais? Nessa perspectiva, abre-se espaço para uma fecunda análise dessefenômeno que se observa em toda parte, ao longo dos séculos, inclusive dentro da religião cristã, sobretudo em tempos de crise. O presente artigo tem como objetivo ir à fonte da experiência cristã para buscar interpretar um duplo relato de curas milagrosas protagonizadas por Jesus no Evangelho de Marcos (5.21-43). Para tanto, desenvolve-se aqui uma reflexão crítica, na perspectiva literária e hermenêutica, com o intuito de dar uma contribuição aodebate em torno do tema na perspectiva bíblico-teológica.

Palavras-chave


Relatos de milagres; Religião cristã; Fé; Saúde

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v52i1.254

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400