Dádiva divina e dádiva humana. A mudança na compreensão de dar, presentear e doar nos escritos da Reforma

Gury Schneider-Ludorff

Resumo


As mudanças na interpretação teológica da prática de doações, que acompanha a crítica de Lutero às indulgências, também podem ser demonstradas especialmente na transformação ocorrida no sistema de fundações e doações na época da Reforma. Fundações e doações foram justifi cadas e legitimadas teologicamente de forma nova. Como finalidade das mesmas só se aceita o que serve ao próximo; elas devem ter como finalidade a “verdadeira” caridade. Isso vem acompanhado da eliminação das missas em favor das almas e da doação de altares, prática muito difundida na Idade Média em benefício da alma da pessoa falecida. Ao invés de focar na vida no além após a morte, a finalidade de doações agora se volta para a confi guração do aquém. Com isso passa a haver uma dimensão de organização social, o que, ao mesmo tempo, evidencia a consciência de si mesma da emergente burguesia protestante nas cidades. Com a finalidade de criar uma nova sociedade agradável a Deus, passa-se a fomentar a assistência aos pobres, a formação e a arte nas igrejas. Fundamenta-se isso pelo desafio ao seguimento a Jesus em vista dos pobres e necessitados, mas também pela necessidade de ilustrar a doutrina de Lutero através de pinturas e de epitáfios, bem como a promoção da doutrina luterana através de doações de bolsas de estudo para estudantes de teologia. Os doadores e as doadoras passam a ser exemplos de fé, que, por intermédio de sua doação, apresentam a nova doutrina luterana para os vivos, garantindo assim a continuidade da mesma para as próximas gerações.

Palavras-chave


Doação; Fundações de assistência social; Reforma

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v55i2.2443

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