Promessa, milagre e sacrifício: Aspectos da fenomenologia religiosa do dom e a permanência do impasse d’O Pagador de Promessas

Luis Américo S Bonfim

Resumo


Este artigo apresenta uma reflexão acerca das complexas problemáticas religiosas da obra O pagador de promessas (1959), de autoria de Alfredo Dias Gomes. Ao completar 60 anos, a obra teatral continua viva em suas questões centrais: o compromisso de fé, o rigor eclesiástico e a intolerância religiosa, numa teia inconciliável de interpretações entre os actantes. Com base em uma análise da obra literária, das suas versões cinematográfica e televisiva e de estudo bibliográfico, o artigo tem como objetivo destacar e analisar sistematicamente algumas categorias do fenômeno religioso e algumas de suas linguagens: o sagrado, o mito, o rito e a troca. Na análise das fontes, foi utilizado o método fenomenológico, considerando a construção e transação de sentidos entre os sujeitos e suas múltiplas determinantes decorrentes da força das estruturas sociais. Como resultado, temos um exercício dialógico entre expressões artísticas e um estudo empírico e aplicado nas ciências da religião, validando conceitos, categorias e indicadores que, na arte, produzem convergência com os consensos da reflexão científica.

Palavras-chave


Ritos; Mitos; Práticas Votivas

Texto completo:

PDF


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400