Teologia cristã em Star Wars: uma reflexão a partir da hermenêutica de religião vivida no universo da força

Dennis de Lima, Gerson Luis Linden

Resumo


Este artigo tem como objetivo estudar conexões entre Star Wars e fé/teologia cristã, tendo como referencial teórico a noção de religião vivida. Ao estudar a religião vivida,[1] analisar possíveis relações entre a Religião Cristã e o cinema de ficção científica, especificamente aqui, os filmes da Saga Star Wars. Assistindo aos filmes, trabalhando de forma interdisciplinar (Teologia e Cinema) e percebendo essas relações, seria possível utilizar de forma positiva esse material na prática com jovens e adultos fazendo com que a Teologia Cristã seja ensinada de forma atual, viva e interessante. A pesquisa serviu para averiguar alguns dos elementos religiosos cristãos, inseridos nos filmes da Saga Star Wars de forma proposital ou não, e para repensar a forma de abordar a Teologia Prática.


[1] A hermenêutica de religião vivida é um jeito de perceber a religião nas coisas da cultura pop. Bons exemplos são os quadrinhos e seus super-heróis quase divinos, as músicas que falam de temas religiosos, séries com temas bíblicos ou sobrenaturais, etc. É uma hermenêutica vista na prática das pessoas; na vida delas. Uma religião pulsante, vivida, mesmo fora dos templos religiosos.


Palavras-chave


Religião vivida; Teologia Cristã; Cinema de ficção científica; Star Wars

Texto completo:

PDF


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400