A parábola como recurso didático: uma análise da parábola do bom samaritano

Braitner Silva Gonçalves, Magno Lessa do Espírito Santo, Edeson dos Anjos Silva, Derlane Ost Klippel Spiegel, Herika Christina Scalzer Gama Cazoni, Jackson Gomes de Rezende, Clodoaldo Sanches Fófano, Paulo Jonas dos Santos Júnior

Resumo


O presente artigo tem por objetivo compreender a parábola como um recurso didático. Para tanto faz uso da parábola do “Bom Samaritano”, destacando o diálogo entre Jesus e o doutor da lei. O trabalho foi metodologicamente estruturado por pesquisa bibliográfica de base qualitativa, por meio de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. Portanto, infere-se que o método empregado por Jesus, conforme aparece no Novo Testamento, não foi invenção Dele, mas consistia em um recurso usado e apreciado com a finalidade de ensinar. Assim, a parábola do “Bom Samaritano” pretende ensinar a prática da misericórdia, destacando o personagem Samaritano como o misericordioso. Com isso, a parábola se propõe, dentro do contexto da narrativa, produzir uma resposta por parte do ouvinte, concreta e imediata, diante de uma questão polêmica.

Palavras-chave


Parábola; Misericórdia; Samaritano

Texto completo:

PDF


ISSN 2238-8516

Licença Creative Commons
Tear Online de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/tear é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400