ASPECTOS DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: PERSPECTIVAS PARA UM TEMPO SOMBRIO

Fabrino da Rocha Cólli, Paulo Jonas dos Santos Júnior, Silvana Duarte Gonçalves dos Santos, Edeson dos Anjos Silva

Resumo


O presente artigo relata o cenário de adaptação do ensino religioso às pluralidades e aos desafios dos dias atuais. Essa disciplina precisou se adequar a um cenário em que o exame multidisciplinar se mostra como imprescindível à elucidação de discussões. Ao longo do texto foi analisado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, eventualmente, intenções políticas e ideológicas, como também o recente julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade do Supremo Tribunal Federal Brasileiro, que manteve o ensino religioso confessional nas escolas públicas. Por fim, a partir deste estudo foi possível analisar que o ensino religioso escolar, se aplicado a partir das verdadeiras bases de igualdade e laicidade, e a pautado em uma reflexão advinda das Ciências das Religiões, pode colaborar para que o aluno compreenda que o respeito aos mais diversificados princípios de religiosidade e fé é de suma importância para a construção de uma sociedade melhor.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v46i1.4027

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