COMPLEXIDADE E MUNDO COMUM APROXIMAÇÕES DO PENSAMENTO DE MORIN E ARENDT NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Cassiana Everling, Fábio César Junges, Leandro José Kotz

Resumo


O presente artigo problematiza, inicialmente, o pensar simplificador, tendo a hiperespecialização como um dos seus elementos constitutivos. Em contrapartida, enquanto alternativa sempre aberta e em constante elaboração, é apresentado o paradigma da complexidade, tendo como principais referências o pensamento de Edgar Morin em diálogo com Hannah Arendt, apontando para a possibilidade e a necessidade de um fazer educacional voltado ao pensar o mundo comum em sua complexidade. Em um mundo cada vez mais regido pela técnica e pela tecnologia, com uma educação voltada à aquisição de competências, tendo a hiperespecialização como forma de produção de conhecimentos e de transmissão dos mesmos, pensar o mundo comum milenarmente constituído, é o desafio aqui assumido.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v45i1.3276

Direitos autorais 2019 Protestantismo em Revista