Ensino Religioso na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul: análise da produção documental

Arthur Felipe Moreira de Melo, Remí Klein

Resumo


O presente trabalho insere-se dentro da pesquisa de doutorado ora em andamento pela Faculdades EST. Tem por objeto a produção de documentos oficiais sobre o Ensino Religioso, sobretudo, por órgãos ligados aos sistemas públicos de ensino no estado do Rio Grande do Sul (coordenadorias, secretarias, conselhos, etc). A pesquisa tem dois objetivos principais: 1º) analisar nesses materiais de natureza normativa (leis, normas, resoluções, etc.) quais critérios os sistemas públicos de ensino do estado têm adotado no que diz respeito à habilitação e admissão docente para o componente curricular Ensino Religioso; 2º) analisar os materiais paradidáticos (referenciais, currículos, planos de estudos, etc), bem como os referenciais teóricos que as prefeituras, secretarias e conselhos vinculados aos sistemas de ensino municipais e estadual adotam. Como referências, além dos documentos supramencionados, este trabalho traz as contribuições de autores como Sérgio Junqueira e Remí Klein. Entre as conclusões mais gerais, a pesquisa aponta para três níveis de envolvimento dos sistemas municipais de ensino com a temática do Ensino Religioso, predominando aqueles que parecem ainda não ter se debruçado sobre a temática do Ensino Religioso.

Palavras-chave


Ensino Religioso; Normatização; Sistemas de Ensino; Estado do Rio Grande do Sul; Referenciais Teóricos

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v42i0.2688

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