Diálogo entre Graça e Culpa: a tradição da hinologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e intercâmbios teológicos-musicais

Josely de Moraes Antonio Alano

Resumo


A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) tem como base teológico-musical a hinologia trazida ao Brasil pelos missionários presbiterianos norte-americanos no século XIX. Esta hinologia caracterizou-se primeiramente pelos hinos contidos no hinário intitulado Salmos e Hinos, e, atualmente, concentra-se no hinário oficial da IPIB Cantai todos os povos, bem como nos cânticos avulsos em voga nas igrejas de hoje e que são oriundos de diversas denominações. Tanto em um como em outro hinário, encontramos hinos, ora enfatizando a graça, ora a culpa. Assim, torna-se latente a presença da teologia arminiana ao lado da calvinista, produzindo um intercâmbio de teologias, dificultando a identificação de uma teologia característica da IPIB. Pela abrangência territorial e cultural da igreja, usaremos como objeto de pesquisa a Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu (IPIBOT), por sua peculiaridade litúrgico-musical, abrangendo várias manifestações artísticas. Nos últimos vinte anos, a IPIBOT vem experimentando um processo de mudança no que tange à sua forma de culto, e, consequentemente, em sua experiência musical e teológica. Assim, busca-se destacar uma mistura de teologias que perpassam os hinos e a música cristã contemporânea também conhecida popularmente como “música gospel”. Propomos a análise e comparação teológico-musical entre um hino tradicional calvinista e uma canção contemporânea cristã no intuito de apontar para esta convivência-divergência entre teologias, entre a culpa e a graça.

Palavras-chave


Teologia; Música cristã; Culpa; Graça; Calvinismo

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v32i0.1121

Direitos autorais