Teoafricanidades em diálogos e perspectivas
Resumo
Que ensino compreende uma teologia contextual no universo de africanidades? Que ações pastorais respondem a esse universo? Falar de tradições religiosas significa tratar de cultura humana, mas nem sempre se refere ao transcedentalismo, ou a uma metafísica construída sobre uma hermenêutica essencialista, como a elaborada no Ocidente. Exatamente estes pontos provocam o nosso debate para um pensamento coletivo, simpático, solícito e interessado. Importante ressaltar que a fala sobre a religião ou sobre o mundo religioso, ultimamente, vem sido relacionada com o ensino e assim, quanto melhor é situar a respeito da educação geral em perspectiva da teologia em diálogo com as demais ciências, mais do que simplesmente falar. Fato é que a partir dessas reflexões o “falar” superficialmente não seria o desejado. Essa é uma das maiores críticas e dificuldades que virá apresentado no contexto geral do assunto que tratamos a seguir, juntamente com a questão do ensino sobre história e cultura afro-brasileira em contextos escolares, particularmente no sul do Brasil, como vasto território para leituras que compreende situar sobre os lugares de Teoafricanidades com desdobramentos e desafios para a epistemologia e das fontes para o saber e ação pastoral.
Palavras-chave
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PDFISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)
ISSN 2178-437X (eletrônico)
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