Axiologia: filosofia e relações etnicorraciais, construção de valores nas práticas educativas

Obertal Xavier Ribeiro

Resumo


O texto trata de questões contemporâneas a partir do contexto afro-latino-americano considerando a construção da educação e da cultura afro-brasileira. Recorrendo a tradição filosófica reconhecemos os valores como um elemento importantíssimo para a formação da cidadania. São os valores buscados na educação feita pelos filósofos que determinam a possibilidade da democracia na polis, na cultura grega, período antigo da história da filosofia. Destaca-se a formação integral do homem pela educação. Entender a importância da Lei 10.639/03 no ensino escolar é reconhecer e valorizar práticas de educação existentes a partir da história e cultura do povo negro, ainda anterior à referida lei. Evidenciam-se iniciativas que apresentam um novo protagonismo, do professor e do aluno, assim como a atuação do movimento social e de organizações populares. Esse novo momento na história da educação requer uma postura científica e sistematizada. É necessário afirmar a necessidade de uma fundamentação filosófica e de uma teoria educacional, humana e social afro-brasileira na construção da democracia, considerando valores desse povo e a relevância do espaço escolar e da educação libertadora para a cidadania. Práticas educativas e cultura do povo negro são relacionadas no texto destacando sua importância na atualidade e na cultura brasileira.

Palavras-chave


Valores; cultura; formação; cidadania e educação

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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