RELIGIÃO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO CICLO DO MARABAIXO NO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO AMAPÁ
Resumo
Este trabalho se propôs a investigar expressões de religiosidade afro-brasileira na Amazônia amapaense e sua abordagem em contextos educativos. Para tanto, analisou uma manifestação cultural e religiosa ligada à população afrodescendente do Estado Amapá: Ciclo do Marabaixo. O fio condutor deste trabalho é perceber como princípios da religiosidade afro-brasileira podem ser trabalhados em uma perspectiva valorativa pelo professor da disciplina Ensino Religioso, assegurando o respeito a diversidade cultural e religiosa no norte do Brasil e a aprendizagem dos educandos, sobretudo. A relevância desse estudo está em reconhecer que traços da religiosidade afro-brasileira não se restringem às religiões de terreiro, valorizar o legado da população afrodescendente na constituição da religiosidade da população do Estado do Amapá e ampliar o conhecimento disponível sobre expressões de religiosidade afro-católica na Amazônia e o seu tratamento didático no Ensino Religioso.
Palavras-chave
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PDFISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)
ISSN 2178-437X (eletrônico)
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