DAS PRÁTICAS SOCIAIS DA INFÂNCIA DO “CORREDOR” A REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA: SABERES E FAZERES EM QUESTÃO

Georgina Helena Nunes

Resumo


Este texto é resultante de uma pesquisa de doutorado  que  teve  como objetivo  refletir acerca da infância negra  e trabalhadora  residente em uma comunidade rural do município de Pelotas (RS), denominada Colônia Corrientes, e que vive em um  espaço restrito, chamado “Corredor”, via de acesso à colônia.  Através de  categorias  prioritárias de análise _ infância, trabalho e etnia/raça_   foi buscado apreender, através de uma pesquisa de natureza etnográfica, as práticas reconhecidas no seu conjunto  como práticas sociais, que comportam  elementos, muitas vezes, paradoxais, que potencializavam  que esta  primeira geração de crianças escolarizadas construam  estratégias que garantam  ultrapassar as barreiras econômicas  a que suas famílias  estão  sujeitas enquanto  trabalhadoras diárias, bem como, o convívio com  com uma série de distinções sociais sob a forma de  racismo e preconceitos no interior de uma comunidade, majoritariamente, de origem alemã e, como consequência, também, no interior da escola. Aponta-se que  estas singulares infâncias que estão  a se escolarizar, ainda que muitas delas estejam submersas em reprovações sucessivas e privações de direitos sociais,  construam  no espaço do Corredor, uma postura incisiva frente às adversidades,  orientada pela forma como as  mulheres cuja condição de negras, pobres, chefes de família e não proprietárias, não as impede de  estabelecer contrapontos entre os regimes de dominação e emancipação. Contatou-se as lacunas existentes em uma escola cujos formatos curriculares, se já não dialogavam com um contexto rural universal, igualmente, ignoravam a diversidade e potencialidade das infâncias presentes no seu interior, principalmente as do Corredor.

Palavras- Chave: Infância. Etnia/Raça. Práticas Sociais. Educação. Trabalho

 


Palavras-chave


Infância; Educação; Trabalho; Raça

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