A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA O CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Rosalva Girão Nogueira, Luís Tomás Domingos

Resumo


Este artigo aborda o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica a partir da Lei 10.639/2003, dando ênfase ao ensino da Literatura como promotora do conhecimento e reconhecimento da cultura e história do povo africano na formação da nação brasileira. Esse ensino deve fomentar no aluno o desejo de reconhecimento ao grupo étnico-racial a que pertence. Apresenta, nesse contexto, o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, fazendo uma breve análise da obra Ualalapi enquanto instrumento de conhecimento da cultura e história do povo africano, destacando a importância da literatura africana pós-colonial como fonte de reflexão e crítica sobre a história oficial. Trata-se de um trabalho de investigação bibliográfica fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e em diversos artigos científicos de autores consagrados.  


Palavras-chave


Ensino; História; Literatura Africana

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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