OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO FATOR DE RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA E DA CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA CULTURA MBYÁ-GUARANI - UMA ANÁLISE DA TEKOÁ YAKÃ JÚ DE SANTO ÂNGELO/RS

Roberta Herter da Silva, Norberto Kuhn Júnior

Resumo


Esse trabalho visa analisar a ampliação dos contextos interativos e o seu efeito na reorganização dos padrões de interação social dos indígenas da Tekoá Yakã Jú[1], da etnia Mbyá-Guarani, comunidade indígena que localiza-se no município de Santo Ângelo, na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Esse artigo é fruto da pesquisa de investigação do modo pelo qual os representantes de uma cultura indígena convivem com a manutenção do seu “nhadereko[2] e ao mesmo tempo, com o acesso constante aos meios de comunicação. A pesquisa é fruto da experiência etnográfica, tradicional e virtual (netnografia), que se consistiu em imersão no campo, escritas de diário, observação participante e entrevistas não-diretivas. Neste sentido, a partir dessa experiência é possível chegar à conclusão que os meios de comunicação, como facebook e whatsapp, acessados nessa aldeia por meio de smartphones, cumprem uma função histórica, não somente de salvaguardar, mas especialmente na construção da memória da cultura Mbyá-Guarani, ressignificando a sua diferença cultural e as suas formas de interação social. Podem ser considerados instrumentos imprescindíveis à conquista de melhores condições de vida para esses indígenas, enquanto ferramenta de construção da cidadania Mbyá-Guarani.


[1] Aldeia Rio Ijuí. Tradução para a língua portuguesa do nome da aldeia, traduzido pelo indígena Mbyà-Guarani Mariano por meio de entrevista não-diretiva em 6 de junho de 2017.

[2] Na língua guarani significa “costumes”.


Palavras-chave


Identidade Mbyá-Guarani; Meios de Comunicação; Ressignificação.

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400