Experiências pedagógicas o relato de caso racismo e religiosidade na escola

Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow

Resumo


A questão do racismo está presente em muitas situações cotidianas, mas pouco reconhecidas sob a ações concretas. A piada, comumente utilizada para mascarar o racismo, também está presente na sala de aula nas abordagens entre alunos/as e pode ser encarada, em determinados casos, como apenas um exercício de humor, porém carrega em seu conteúdo ofensas e raízes profundas de degradação, exploração e sujeição das pessoas afrodescendentes. Neste sentido, o relato de caso procura apresentar como o estudo das raízes africanas locais podem proporcionar uma aproximação entre o conhecimento e a superação de ações baseadas no racismo. A religiosidade pode ser um ponto de partida que vislumbra valorizar e reconhecer o conhecimento presente em sala de aula e desmistificar demonizações utilizadas para desqualificar o/a outro/a.


Palavras-chave


Racismo. Direitos humanos. Alteridade.

Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
Todos os artigos publicados por Identidade! http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade contam com uma licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400