INTOLERÂNCIA, VIOLÊNCIA RELIGIOSA – A DEMONIZAÇÃO DO DIFERENTE

Oneide Bobsin

Resumo


A Faculdade EST participou do Projeto de Pesquisa sobre Intolerância e Violência Religiosa[1] nas tarefas de consultoria e na realização de entrevistas[2], além de ser apoiadora do mesmo ao lado da Organização dos Estados Ibero-ameircanos (OEI). Em vários estados da federação aconteceu um levantamento sobre os casos de intolerância e violência religiosa na mídia e junto aos órgãos do Judiciário e do Ministério Público que são responsáveis pelos direitos humanos.  Embora significativos os dados alcançados, percebe-se a invisibilização da intolerância e da violência. Assim como a violência doméstica, ainda privatizada e invisibilizada em grande parte, a intolerância e a violência religiosa, sofrem com a falta de   socialização das informações por parte das instituições do Estado para as vítimas.  Avançamos na legislação, mas ela é pouco conhecida da população e, acima de tudo, das vítimas e de seus agressores.

O presente artigo faz uma leitura   dos dados colhidos juntos às Ouvidorias do setor público e busca a formulação de um quadro teórico ainda introdutório sobre uma das possíveis causas da violência religiosa e da intolerância em discursos religiosos marcados pela Batalha Espiritual no âmbito da Teologia da Prosperidade. Assim, vamos em busca de pistas interpretativas no campo da religião para entender os dados do RIVIR.

[1]     RIVIR – Relatório sobre Intolerância e Violência Religiosa no Brasil (2011-2015). Resultados Preliminares, apoiado pelo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da juventude e dos Direitos Humanos. Assessoria de Direitos Humanos e Diversidade Religiosa. A apresentação do RIVIR ainda de forma preliminar se deve ao seu encerramento prematuro em razão da mudança de governo com  o impedimento da presidente Dilma Rousseff. O RIVIR é inédito.

[2]     Como docente da EST fiz parte do Grupo Consultor e a estudante de Musicoterapia, Graziela Pires, como entrevistadora em mídias no âmbito do Rio Grande do Sul.


Texto completo:

PDF


ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

Licença Creative Commons
O trabalho identidade! de http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/identidade foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada

 


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400