O currículo escolar e o desafio da lei 10.639/2003: as perspectivas de uma educação includente

Elivaldo Serrão Custódio, Rosalda Ivone Oliveira Custódio, Eugenia da Luz Silva Foster

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo principal, identificar e analisar as concepções sobre as questões raciais que sustentam as práticas pedagógicas e os discursos dos professores, no desdobramento do currículo escolar, bem como, avaliar suas possibilidades de enfrentamento ao racismo. A análise do currículo escolar frente ao desafio do multiculturalismo é uma discussão pertinente no contexto da implantação da Lei 10.639/2003 e, das demandas históricas advindas da necessidade de um currículo que possibilite um processo de discussão mais amplo e democrático dos conteúdos a serem abordados nas escolas. A concepção de currículo como Narrativa Étnica Racial, que utilizamos na construção deste trabalho é a de que ele se constitui em um território, no qual os temas raciais ganham destaque e possibilita pensar como as identidades e subjetividades raciais podem ser formadas, bem como outras narrativas diferentes, plurais e contra hegemônicas podem ser construídas.

 


Palavras-chave


Currículo; Multiculturalismo; Narrativa Racial; Amapá

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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