Educação Escolar Quilombola e Lei 10639/03: cartografias territoriais e curriculares

Georgina Helena Lima Nunes

Resumo


O objetivo deste artigo é, a partir de algumas comunidades quilombolas da região sul do país - Canguçu e Piratini (RS) -, analisar a forma como as  mesmas se constituem territórios privilegiados para a produção de "conteúdos"  que impliquem na tradução do que seja a cultura e história africana e afro-brasileira, bem como, para  uma educação das relações étnico-raciais. A lei 10639/03 e a Educação Escolar Quilombola como nova modalidade de ensino do sistema educacional brasileiro, potencializam ações e reflexões que tendem a consolidar inovadas cartografias neste território  chamado currículo que tem sido permanentemente disputado pela população negra e quilombola  de modo  que a escolarização  seja um mecanismo por onde surja  possibilidades  de  conquistas no âmbito das   dignidades materiais  e,  também,  no âmbito das relações  interpessoais.

Palavras-chave


Currículo; Educação; Quilombos; Territórios

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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