Análise das representações de negros e negras em dois livros didáticos de História

Natiele Gonçalves Mesquita, Carmem G. Burgert Schiavon

Resumo


Este trabalho visa a análise das representações de negros e negras nos livros didáticos de História do 9º ano (antiga 8ª série) no período compreendido a partir da conclusão do processo abolicionista (1888). Desta forma, se busca o estudo relacionado aos textos e imagens dos livros “Projeto Araribá História”, produzido pela Editora Moderna e “História, Sociedade & Cidadania”, editado pela FTD, respectivamente, os livros mais comprados pelo governo federal por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para serem distribuídos nas escolas públicas brasileiras. A partir dessas considerações, se pretende inferir sobre a contemplação, ou não, da Lei 10.639/03 nestes livros didáticos, os quais tinham maior alcance no cotidiano dos educandos do país.

Palavras-chave


Livro didático; Lei 10.639/03; ensino de História

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ISSN 1676-9570 (impresso - ENCERRADO)

ISSN 2178-437X (eletrônico)

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