Tempo tecido: a mulher, o corpo, o tempo, o tramar e o tecer

Fabiane Behling Luckow, Marcia Blasi

Resumo


Resumo: Neste artigo, retomo o trabalho artístico que realizei durante os anos de 2006 a 2008, período em que chegava ao final da graduação em Artes Visuais. No trabalho, bem como no texto (revisado) que compõem a poética visual, refletia sobre a vida da mulher, sua relação com o tempo e as representações sociais do feminino, associadas às práticas domésticas e manuais. Propus a subversão do ato de tricotar, conferindo-lhe um caráter de performance artística, que era registrado diariamente, através de fotografias. Nessa retomada, discuto as relações do cotidiano a partir da experiência das mulheres, tomando como ponto de partida o ambiente e as atividades domésticas, refletindo sobre alguns aspectos políticos, sociais, culturais e teológicos, subvertendo a ação de tricotar em uma performance artística. Trago também o papel do corpo da mulher, não mais como a “modelo” da arte, mas como o próprio suporte da obra, posto que as fotografias da performance registram também as mudanças e a temporalidade de meu corpo. Por fim, estendo algumas linhas até nossos dias atuais, emaranhando algumas considerações sobre a pandemia do COVID-19 e a tensão privado-público, presente no trabalho artístico,  que neste tempo de isolamento e distanciamento social passou a fazer parte de nosso cotidiano.


Palavras-chave


Estudos de Gênero; Teologia Feminista

Texto completo:

PDF

Referências


CHUL-HAN, Byung. La desaparición de los rituales: una topologia del presente. Barcelona: Herder, 2020.

COMTE-SPONVILLE, André. O Ser-Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

DERDYK, Edith. Linha de Costura. São Paulo: Iluminuras, 1997.

GEBARA, Ivone. As epistemologias teológicas e suas consequências. In: NEUENFELDT, Elaine; BERGESCH, Karen; PARLOW, Marla (Orgs.). Epistemologia, Violência e Sexualidade: Olhares do II Congresso Latino-Americano de Gênero e Religião. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2015. p. 31-50.

GEBARA, Ivone. O feminismo desafiando as teologias cristãs. In: Coisas do Gênero. São Leopoldo, v.1 n. 1, p. 40-52, jul.-dez. 2015

MARQUEZ, Gabriel Garcia. Cem anos de solidão. Rio de Janeiro: Record, s/d.

PAIXÃO, Márcia; EGGERT, Edla. A hermenêutica feminista como suporte para pesquisar a experiência das mulheres. In: EGGERT, Edla (Org.) Processos Educativos no Fazer Manual de Mulheres do Rio Grande do Sul. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. p.13-22.

VERÍSSIMO, Érico. O Tempo e o Vento, parte 1: O Continente. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VERÍSSIMO, Érico. O Tempo e o Vento, parte 2: O Continente. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.




ISSN: 2447-2654 (Online)

Licença Creative Commons

O periódico "Coisas do Gênero" foi licenciado com uma licença Creative Commons


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400


Acessos:

contador de visitas