O mundo de Comenius, entre conflitos e guerras, uma luz para a prática pedagógica : quatrocentos e dez anos do nascimento do autor da Didática magna

Alvori Ahlert

Resumo


O presente artigo visa resgatar o contexto histórico-social de um dos mais importantes teórico-práticos da Didática e, conseqüentemente, da Pedagogia Ocidental. Comenius viveu num dos períodos mais conturbados da Europa, em meio a um processo de longas e contínuas guerras religiosas e na transição do período do Feudalismo para a Modernidade. Submetido a profundos sofrimentos, Comenius não deixou de buscar, insistentemente, alternativas para educar melhor o ser humano e, assim, possibilitar-lhe vida mais digna e humana. Para Comenius, a educação era o caminho para um ser humano e uma sociedade melhor. Conhecer o contexto de sua prática e produção teórica pode contribuir para uma reconstrução da utopia em educação, tão necessária para a nossa prática pedagógica.

Palavras-chave


Comenius; Pedagogia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v42i3.635

Direitos autorais



 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400