As contribuições da Educação Cristã e da Diaconia para a formação teológica no contexto do Ministério Compartilhado

Edson Ponick, Marta Nörnberg da Silva, Márcia Paixâo

Resumo


(I) O texto é um convite a novos olhares, apresentando uma reflexão sobre a participação dos e das catequistas na Educação Cristã na IECLB. Iniciando com um passeio histórico sobre a formação e atuação dos e das catequistas, o texto apresenta o específico da Educação Cristã a partir da reflexão sobre o que é educação, como a Educação Cristã é abordada na Bíblia, a posição de Lutero e a atual situação dos e das catequistas dentro do contexto do Ministério Compartilhado.
(II) O olhar diaconal vem ajudar a formação teológica, no sentido de esta enxergar/olhar para o indivíduo como sujeito aprendente/integral que tem necessidades em todas as áreas. Se alguma coisa o impede de aprender, é necessário que se dê a devida atenção ao sujeito. Essa postura contribui para a formação de obreiros e obreiras como sujeitos autônomos e equilibrados. Se diaconia é método que vê o outro no seu todo, é necessário ressignificar a compreensão de formação teológica. E isso tem a ver com diálogo.

Palavras-chave


Ministério Compartilhado; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Educação cristã; Catequese; Diaconia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v42i1.606

Direitos autorais



 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400