Igreja Neopentecostal Fonte da Vida: Estratégias de conversão e empoderamento da classe média brasileira

Paulo Rogério Rodrigues Passos, Alberto da Silva Moreira

Resumo


Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo e apresenta, a partir de dados, visitação, observação participativa e entrevistas, algumas estratégias de projeção e fidelização utilizadas pela Igreja Neopentecostal Fonte da Vida em Goiás e no Brasil. Essa denominação apresenta algumas características que a diferenciam das principais correntes neopentecostais presentes no Brasil. O aspecto mais evidente é o seu público, constituído basicamente por fiéis oriundos da classe média, jovens com boa formação educacional e moradores das regiões relativamente bem estruturadas dos grandes centros urbanos. Além do perfi l mais elitizado da sua clientela, uma construção litúrgica centrada na estratégia motivacional, de empreendedorismo e gestão, à luz da proteção apostólica, fazem dessa denominação um novo capítulo no neopentecos talismo brasileiro.


Palavras-chave


Neopentecostalismo; Igreja Fonte da Vida; Mercado; Teologia da prosperidade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v50i1.47

Direitos autorais



 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400