RELIGIÃO DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA NO PENSAMENTO SOCIAL: DO RACISMO DOUTRINÁRIO A VIOLAÇÃO DE DIREITOS

Sergio Luis do Nascimento

Resumo


Apresento, neste artigo, uma revisão sobre os estudos e as pesquisas das religiões de matriz afro-brasileira no pensamento social brasileiro e sobre estereótipos, perseguições, preconceitos em relação a essas matrizes. Aporia, em que tudo aquilo que no cotidiano da vida prática se manifesta como sendo senso comum, outrora foi senso. A extensão dessa aporia relaciona-se com a necessidade de traçar um quadro sócio-histórico aprofundado acerca das teorias raciais no Brasil e das religiões afro-brasileiras, buscando sua análise e as interseções entre os temas na descrição sobre o constructo do racismo epistemológico e a violação dos direitos humanos. O artigo utilizará as pesquisas antropológicas, históricas, jornalísticas e psicanalíticas de importantes pensadores do fi nal do século XIX e início do XX, que se destacaram na história do pensamento sociorracial brasileiro por estabelecerem uma linha de análise em torno dos estudos que envolvem relação racial, religiões de matriz afro-brasileira e intolerância religiosa.


Palavras-chave


Religião; Raça; Ideologia; Direitos humanos;

Texto completo:

PDF

Referências


BASTITE, R. As religiões africanas no Brasil: contribuições a uma sociologia das interpenetrações de civilizações. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 1960.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 847, de 11 de Outubro de 1890. Brasília: Câmara dos Deputados, 1890. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2020.

DANTAS, G, B. Repensando a pureza nagô. Religião e sociedade, n. 8, p. 135-146, jul. 1982.

FRY, P. As religiões africanas fora da África: o caso do Brasil. Rio de Janeiro: Museu Nacional-PPGAS (mimeo), 1984

GOIS; Aurino. José. O Diálogo inter-religioso entre o cristianismo e as tradições afro-brasileiras. In: AMÂNCIO, Íris Maria da costa (Org.). África-Brasil-África: matrizes heranças e diálogos contemporâneos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.

GOMES, N. L. Apresentação. In: ______. Negritude: usos e sentidos/kabengele munanga. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Coleção Cultura Negra e Identidades.

LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro: história de uma ideologia. 7. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

MAGGIE, Y. O medo do feitiço - verdades e mentiras sobre a repressão às religiões mediúnicas. Religião e Sociedade, v. 13, n. 1, p. 72-139, 1986.

MARIANO, R. Pentecostais em ação: a demonização dos afro-brasileiros. In: SILVA, V. G. (org.). Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.

MOTT, L. Terror na casa da torre: tortura de escravos na Bahia colonial. In: REIS, João José Reis (Org.). Escravidão e invenção da liberdade: estudos sobre o negro no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

PORTO, L. O ensino de história e cultura afro-brasileiras e a temática religiosa: dilemas enfrentados na aplicação da lei n. 10639/03. In: SILVA, P. V. B.; SILVA, J. G.; MACHADO, S. M. (Org.). Curso de especialização em educação das relações étnico-raciais. Curitiba: UFPR, 2017.

PRANDI, R. As religiões negras do Brasil: para uma sociologia dos cultos afro-brasileiros”. Revista USO, São Paulo, v. 28, p. 64-83, 1996.

RAMOS, A. O negro brasileiro. Rio de Janeiro: Graphia, 2001. Original publicado em 1934.

RIO, J. As religiões do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1906.

RODRIGUES, N. O animismo fetichista dos negros baianos. Rio de Janeiro: UFRJ/Biblioteca Nacional, 2006.

SÁ JUNIOR, M. T. A cor do feitiço práticas e praticantes de magia e feitiçaria no Mato Grosso setecentista. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 2, n. 6, 130-174, 2010.

SILVA, V. G. Prefácio ou notícias de uma guerra nada particular – os ataques neopentecostais às religiões afro-brasileiras e aos símbolos da herança africana no Brasil”. In: ______. Intolerância religiosa: impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.

SOUZA, M. L. Os desclassificados do ouro. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v60i1.3918

Direitos autorais 2020 nascimento do Nascimento

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400