A graça de Deus e o ethos da graça. Experimento: o conceito da graça na teologia de L. Boff e a releitura de textos de Lutero

Silfredo Bernardo Dalferth

Resumo


O conceito boffiano da “graça” é hermenêutica para uma releitura de textos de Lutero. Em Leonardo Boff encontramos um conceito holístico de graça, numa continuidade da dimensão criacional-histórica e cristológicoescatológica. Essa estrutura teológica de continuidade da Teologia da Libertação é um desafio positivo para a teologia luterana! A análise de Lutero concentra-se na contraposição entre a justificação por graça e a interpretação do Reformador sobre a “religio” humana, uma estrutura de antijustificação. Na teologia de Lutero, a relação de graça, fé e amor não pode ser colocada numa lógica consecutiva: a graça divina do perdão do pecado é traduzida em um ethos da graça no relacionamento humano. Tento redescobrir o esquecido conceito de “perdão exterior”. Procurei visualizar a estrutura antitética entre a graça justificadora de Deus, que constrói realidade de comunhão e estruturas de antijustificação da realidade. O artigo concentra-se no esforço de redescobrir dimensões esquecidas da graça como politicum, na originalidade da Reforma, como movimento transformador da sociedade.


Palavras-chave


Graça; Teologia pública; Perdão exterior; Culpa estrutural; Antijustificação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v48i2.390

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400