O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas

Claudete Beise Ulrich, José Mario Gonçalves

Resumo


O Ensino Religioso permanece sendo campo de acalorados debates. A polêmica em torno da pertinência de sua oferta nas escolas públicas, bem como a respeito da sua natureza e finalidade se refletem na legislação, cujas lacunas deixam margem para interpretações ambíguas e contraditórias. A ausência de clareza revela-se também na confusão a respeito de sua identidade epistemológica, que também é matéria de disputa. Neste artigo, tratamos de ambas as questões: a legal e a epistêmica, procurando refletir sobre o status atual desses debates.


Palavras-chave


Ensino Religioso, Legislação, Epistemologia

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3284

Direitos autorais 2018 Claudete Beise Ulrich

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400