Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso

Gilbraz Aragão, Mailson Souza

Resumo


O Ensino Religioso pode desempenhar um papel importante na construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas, desde que aprofunde seus fundamentos e desenvolva metodologias apropriadas. Procurando colaborar nesse sentido, o presente ensaio demonstra que uma postura transdisciplinar ajuda a criar conteúdo dialógico no campo das Ciências da Religião e a traduzir pedagogicamente, em processos de aprendizagem libertários, tais conhecimentos religiosos para o Ensino Religioso laico, plural e republicano. A área de conhecimento das Ciências da Religião surgiu para interpretar as experiências de sagrado, de forma aberta à complementariedade das disciplinas científicas e alicerçada sobre uma epistemologia das controvérsias. Em uma linha de desenvolvimento da metodologia interdisciplinar, a transdisciplinaridade pode desenvolver esses fundamentos científico-culturais, construindo conhecimentos através e além das ciências, engendrando uma atitude transcultural e transreligiosa em nossos estudos de religião, que é muito apropriada para sua aplicação ao Ensino Religioso


Palavras-chave


Estudos de Religião, Epistemologia das Ciências da Religião, Metodologia do Ensino Religioso

Texto completo:

PDF (Português)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3261

Direitos autorais 2018 Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400