PIBID de Ensino Religioso: uma proposta de educação para relações de equidade em contextos de diversidade religiosa

Elisa Rodrigues, Tania Alice de Oliveira

Resumo


O artigo apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública de formação de docentes, que na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu o subprojeto Ensino Religioso, proposto pelo Departamento de Ciência da Religião responsável pela licenciatura em Ensino Religioso. Esse subprojeto (2014-2018) aborda o tema religião na escola pública e contribui para a formação de futuros docentes. Além disso, colabora para uma discussão sobre as diferentes tradições religiosas brasileiras em perspectiva compreensiva. A partir da concepção de que as tradições religiosas enquanto área cognoscível também contribuem para explicar a realidade, o PIBID intenciona oferecer novas fontes de conhecimento fundamentadas pelo respeito à laicidade da escola pública.


Palavras-chave


PIBID; Religião e Educação; Ensino Religioso; Escola Pública

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v58i1.3171

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 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


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