The diaconate and the diaconal work in Church of Sweden after the year 2000: development or backlash? To be ordained - a scene
[O diaconato e o trabalho diaconal na Igreja da Suécia depois dos anos 2000: desenvolvimento ou retrocesso?]

Ninni Smedberg, Katharina Nordin Norrfjärd

Resumo


A diaconia tem uma tradição longa e forte na Igreja da Suécia. Nos contextos ecumênicos, nossa igreja tem sido considerada pioneira em relação à diaconia. Desde 1987, e ainda mais contundentemente na carta dos bispos de 1990, o diaconado da Igreja da Suécia pertence e é parte do minstério uno e tridimensional da igreja. A intenção da carta parece ter sido firmar um forte vínculo entre a eucaristia e a diaconia. Nos ritos de ordenação há uma ênfase na conexão entre pessoas diaconais e Jesus Cristo. Hoje, o ponto de partida do diaconado é a eclesiologia. Poderíamos definir a tarefa da pessoa diaconal como a de transcender fronteiras – como uma ponte entre o trabalho diaconal entre as pessoas mais vulneráveis e oprimidas e a liturgia e o culto. A pessoa diaconal deveria conectar a periferia com o centro. Porém o diaconado tem experimentado uma certa resistência. Existiram e talvez ainda existam pessoas leigas como também pastores e pastoras que (mesmo que estimem muito as atividades diaconais) ainda não consideram o diaconado como uma parte essencial do ser da igreja. Ao lado disso, o desafio atual mais óbvio é a crescente brecha entre as pessoas ricas e pobres da nossa sociedade. As pessoas migrantes da UE estão sendo vistas mendigando nas ruas em todo o nosso país, pessoas muito pobres, principalmente da Romênia e da Bulgária. O fluxo crescente de pessoas refugiadas, principalmente da Síria, necessitando de tudo. Esse trabalho requer cooperação com a sociedade local assim como com ONGs e outras igrejas. Esse tipo de criação de redes e cooperação tem se desenvolvido rapidamente nos últimos anos. Existe um foco crescente na perspectiva baseada em direitos. A pergunta – desenvolvimento ou regressão – necessitará de uma resposta bifocal. Um grande desenvolvimento do trabalho diaconal que tem continuadamente se adaptado aos novos desafios, assim como um desapontamento – tanto ainda falta para ser implementado, a teologia expressa em documentos precisa ser colocada em prática. Faz parte da vocação da pessoa diaconal ser uma voz profética e crítica, para desafiar nosso próprio conforto na sociedade, assim como para apontar para uma igreja que (às vezes) está muito preocupada consigo mesma. Pode ser essa uma das razões porque o diaconado, na prática, não é facilmente aceito na estrutura da igreja?

Palavras-chave


Diaconia; Igreja da Suécia; Diaconado

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v55i2.2614

Direitos autorais




Este periódico está indexado no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), na ATLA Religion Database, publicado pela American Theological Library Association, Chicago, Illinois, EUA, no Portal de Periódicos da CAPES, no Sumários.org, no DOAJ (Directory of Open Access Journals), na Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB (Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas), Google Acadêmico e no Catálogo da Biblioteca da Faculdades EST. Cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

      

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400