Saberes docentes: um olhar sobre os professores que atuam no bacharelado em teologia

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Rachel de Morais Borges Perobelli

Resumo


Este artigo relata os dados de uma pesquisa feita com professores de teologiadas faculdades teológicas vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, sobre seus saberes docentes. A relevância dessa investigação reside na necessidade de entender a constituição da docência nos cursos de teologia, uma vez que seus professores não recebem formação específica para tal. Assim, perguntou-se que saberes os professores de teologia dessas instituições teológicas trazem de sua própria formação e experiência profissional e utilizam na docência e quais os saberes que interferem na sua própria formação? Inserida no quadro maior de debate sobre a formação e identidade docente e tendo os saberes como seu eixo central, essa pesquisa demonstrou que os professores mobilizam os saberes da formação inicial aos saberes provenientes da formação pessoal e experiência profissional.


Palavras-chave


Formação de professor; Saberes docentes; Ensino superior; Teologia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v49i1.193

Direitos autorais



Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

 ISSN 0101-3130 (impresso) ISSN 2237-6461 (eletrônico)


Rua Amadeo Rossi, 467
Morro do Espelho - São Leopoldo - RS - Brasil
CEP 93.030-220 - Tel.: +55 51 2111 1400