Palavra e Sacramento

Martin N. Dreher

Resumo


Nos últimos anos tem-se ouvido sempre mais o lamento acerca da perda dos sacramentos na Igreja Luterana. As causas para tanto são múltiplas. Encontro as raízes, para o fato citado, no Iluminismo e no Racionalismo que nos últimos séculos vem esvaziando os sinais e símbolos, mas também nos movimentos transconfessionais, especialmente no movimento carismático que acentuando o batismo com o Espírito Santo, vem negligenciando os testemunhos da Escritura a respeito dos sacramentos. Paralelamente vimos sentido, também nos últimos séculos, a perda crescente da perspectiva da doutrina da predestinação, central à teologia de Paulo, de Agostinho, Lutero e Calvino. No campo do Racionalismo e no dos movimentos carismáticos a doutrina da predestinação foi substituída por um pragmatismo de salvação. No campo carismático-evangelical este pragmatismo salvacionista recebe o nome de conversão. Aqui, antes de Deus poder agir pela salvação do homem, o homem age por sua salvação. Aqui, torna-se impossível uma doutrina conseqüente da justificação. Por isso, os sacramentos que só têm razão de ser dentro de uma doutrina conseqüente da justificação, são esvaziados, não tendo mais lugar, ou, se muito, um lugar marginal na vida da Igreja. Chegamos, em nossos dias, novamente à situação evidente da luta de Lutero com Erasmo de Roterdão e com Látomo; trata-se da luta pelo centro, por aquilo que faz da Igreja Igreja; trata-se da luta em torno do artigo com o qual a Igreja permanece de pé ou cai: a justificação como ação única e exclusiva de Deus. É em torno deste artigo que se estabelece a compreensão eclesiológica da Igreja Luterana que se expressa no binômio palavra e sacramento. Falar em palavra e sacramento é, pois, ocupar-se com a eclesiologia da Igreja Luterana.

Palavras-chave


Igreja luterana; Justificação; Palavra e sacramento

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DOI: http://dx.doi.org/10.22351/et.v20i3.1353

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